Oi, sou Aldenora Ximenes, biomédica, docente do ensino superior em saúde e pesquisadora na área da oncoimunologia e neurociências. Sou especialista em gestão da vigilância sanitária e também em metodologias ativas para a educação. Tenho mestrado em ciências farmacêuticas, doutorado em biotecnologia e pós-doutorado na área de imunologia dos tumores.
Com o olhar fixo no transcendente, tenho o propósito de escutar ativamente e de servir aos demais. Amante da Verdade, da ciência digna, do pensamento ousado, criativo, planejado e crítico, de buscar sentido nas atividades que faço e de me sentir útil.
Você encontrará por aqui um caminho de possibilidades que vai te permitir alcançar uma mentalidade científica desenvolvida, com base na realidade e na resolução de problemas para além da vida acadêmica.
É um prazer ter você aqui!
História
Desde criança sempre gostei de estudar, lembro-me bem que, ao chegar da escola, abria a mochila e respondia às tarefas de casa enquanto almoçava. Lembro nitidamente que fazia minhas tarefas de casa sozinha, amava ler e cantar após o almoço.
Meu primeiro aluno foi o meu irmão, o ensinei a ler e escrever, pois minha mãe não tinha muito tempo para isso. Na época, eu tinha dez anos e meu irmão seis.
Desde então, fui alimentando meu gosto por estudar e por ensinar. Eu já tinha em mente que me formaria e que seria na área da saúde. Eu sabia que seria difícil, afinal teria que enfrentar uma longa caminhada e com muitos obstáculos, principalmente no que se refere a recursos financeiros.
Vida Acadêmica
Apesar das adversidades, me tornei aluna com láurea acadêmica da turma, fui aprovada no mestrado e em dois concursos antes de finalizar a graduação (HU/PI e Fundação Municipal de Saúde de Teresina/PI). Posteriormente, após finalização do mestrado, fui aprovada no doutorado e, ao longo do doutorado, passei em concursos docentes para universidades particulares e públicas (Universidade Federal Delta do Parnaíba/UFDPar). Ao final do doutorado, também fui aprovada como biomédica pesquisadora na Unifesp e em concurso docente na Unicamp.
Em meio a todo esse tempo, a todo aprendizado e experiência, sempre busquei apoiar os meus alunos, seja quanto ao pilar profissional ou pilar pessoal. Comecei a dar aulas no ensino superior em 2015, vivenciei de perto as dores e as principais necessidades dos meus alunos. Apadrinhei muitos deles na tão sonhada formatura, os impulsionando na realização dos seus desejos.
Mas também sempre protelei um dos meus maiores desejos: fazer algo mais significativo que provocasse e estimulasse os alunos diante de uma das maiores decisões da vida: o caminho profissional. Foi a partir desse desejo que decidi criar conteúdo útil e que ajudasse o acadêmico brasileiro da área da saúde, por meio do mundo digital, a ampliar seus horizontes e possibilidades.
Além de criar conteúdo, disponibilizei serviços de mentoria personalizada para estudantes da área da saúde, conhecidos como “Mentoria Aldenora Ximenes“. Se você está buscando orientação direcionada e apoio para navegar nos desafios da sua jornada acadêmica e profissional, uma das minhas mentorias pode ser o seu próximo passo. Você pode saber mais clicando AQUI.
Missão
Esse sonho nasceu do profundo desejo de dar aos acadêmicos a oportunidade de um aprendizado diferenciado e significante, nasceu da vontade de fazer algo concreto que aprimorasse a área científica brasileira, identificando falhas, dores e desejos no sentido de preencher as lacunas apontadas pelos meus alunos; nasceu da importância em compartilhar sobre a ciência, que exerce forte influência dentro de qualquer sociedade.
Desta forma, a missão é guiar, capacitar e contribuir para melhorar o percurso da vida acadêmica do estudante de saúde brasileiro. E, para isso, utilizo a considerável experiência que tenho na vida acadêmica como aluna de graduação, de pós-graduação, como professora, pesquisadora e profissional de saúde.
Visão
E assim, deu-se início a construção de conteúdos de qualidade, diferenciando-se pela ousadia, inovação, orientação adequada, em harmonia com o verdadeiro significado da ciência, com o desejo de formar um público seleto, exclusivo e multiplicador de aprendizagem, que não utiliza do seu conhecimento apenas em benefício de si próprio e, sim, pelo bem da coletividade e busca da Verdade. E essa multiplicação fará muita diferença na ciência nacional.
Quero você sempre por aqui!